quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A educação no Brasil

Vivem dizendo que não temos uma educação de qualidade no Brasil. Vivem dizendo que nossos professores não são qualificados, enfim... Vivem criticando esse lado da educação no Brasil. Por um lado, o pessoal até está certo. Mas e por outro?


Pode até ser que nossos professores não sejam bem qualificados, mas o maior problema não é esse. O maior problema são esses pais de hoje em dia, que não dão a devida educação que seus filhos merecem, mimam demais os mesmos e acreditam nas mentiras que eles contam. Sem contar que muitos pais não são ativos na vida escolar dos seus filhos - esse é o caso de muitos dos meus amigos, ou melhor, de MUITA GENTE que eu conheço.


O maior problema da educação no Brasil não está nas escolas, e sim, em casa. Pois não é na escola que a criança aprende o que é certo e o que é errado. Não é na escola que se aprendem as boas maneiras. É em casa. 


Tem pais que até tentam educar seus filhos. Mas o que eles não sabem é que, seu filho pode pensar assim: "o que será que vai acontecer se eu fizer aquilo?" Aê vão lá, fazem algo errado... Cadê a punição, por parte dos pais? NÃO VEM. Aí isso faz com que o filho vá fazendo mais coisas erradas, sem punição nenhuma. Aí o mlk vai tentar fazer a mesma coisa na escola, mas lá a coisa já é mais diferente, pois lá tem punição. E, quando eles tentam fazer isso na escola, recebem a punição, vão pra casa "chorando" pros pais, dizendo que não fizeram nada, que deram essa punição injustamente... E o que acontece? Os pais acreditam e saem dizendo as merdas que dizem dos professores. Isso vai dando origem a um verdadeiro marginalzinho, que não respeita regras, faz o que quer sem ninguém impondo limites. E a culpa, é de quem? Popularmente, da educação no Brasil. Moralmente, DOS PAIS.


Mas aê, vem uma mãe solteira ler isso, que sabe que seu filho se encaixa em tudo descrito acima e diz: "é ausência do pai, por isso ele é assim". Ausência do pai É-O-CARALHO! Eu não vejo meu pai há 15 anos, e olha que fiz 14 há dois meses. Isso não quer dizer que eu seja um marginalzinho, que faz o que quer sem pensar nas consequências.


Falando nisso, acabei de vir de uma comunidade chamada "Todos contra a Lei do Celular", que defende que os celulares devem ser liberados na sala de aula. Fui em um tópico, li um post: "odeiu esta lei porque fazer lição curtindo um pagode ou rap nao mata ninguem!"


Primeiramente, vem ouvir perto de mim, pra ver se não morre... Segundo, pode até não morrer, se não estiver perto de mim. Mas e o entendimento da matéria? Ah, ajuda que é uma beleza, né? Ô, o português é a matéria mais auxiliada pelo celular... Garanto que, se gastassem com estudos o tempo que gastam com celular, o português agradeceria.


Tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário