sábado, 10 de dezembro de 2011

Meu time não é octa!

Post voltado principalmente para palmeirenses e santistas, que, insanamente, acham que seus times são octa-campeões. 

Muita gente sabe que, na década de 60, ainda não existia o Campeonato Brasileiro. Existia o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (popularmente ROBERTÃO), e a Taça Brasil. Os maiores campeões desses torneios foram o Santos e o Palmeiras. O Santos, com a Taça Brasil, e o Palmeiras, com o Robertão. Teve também times como o Bahia, Cruzeiro e Botafogo, que ganharam a Taça Brasil, mas não na quantidade que o Palmeiras e o Santos ganharam. São 5 Taças Brasil para o Santos e 2 para o Palmeiras, enquanto o Robertão era de "domínio" palmeirense, com 2 taças (oooooh, grande vantagem). O Robertão durou apenas 4 anos, tendo como campeões o Palmeiras (2x), o Santos e o Fluminense (ultimo campeão, em 70). Em 71, eis que surge o Campeonato Brasileiro de Futebol, tendo como primeiro campeão o Atlético-MG.

Depois de um tempo, começou uma encheção de saco de Santos, Palmeiras, Fluminense, Botafogo e Bahia, para ter a Taça Brasil e o Robertão unificados como Brasileiros. Eis que, em dezembro de 2010, a CBF põe um ponto final nisso, e decide reconhecer os campeonatos. Mas acho que foi só pra acabar com essa encheção de saco, como eu disse. Pois essa unificação tá meio errada, hein... Vamos a alguns fatos.

  1. O Palmeiras "foi" campeão brasileiro duas vezes no mesmo ano, 1967. Se não me engano, foi um título de cada competição (Robertão e TB).
  2. A fórmula de disputa da Taça Brasil era algo semelhante à Copa do Brasil que conhecemos hoje em dia.
Então. Tendo isso por vista, pergunto:
  1. Como um time pode ser campeão brasileiro duas vezes em um mesmo ano?
  2. Copa do Brasil é Campeonato Brasileiro?
Pelo que foi visto aí, o Santos deveria ser hexa-campeão da Copa do Brasil e tri-campeão do campeonato Brasileiro. E o Palmeiras, hexa-campeão brasileiro e tri-campeão da Copa do Brasil. Eita, CBF, hein... '-'


Nenhum comentário:

Postar um comentário